quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Sitio Arquiologico de Tiwanaco




Ola Amigos!!

Estamos aqui para relatar mais um episodio da minha aventura pelos Andes da america do Sul.
Hoje nos encontramos no caminho de Oruro rota internacional Bolivia - Peru.

Estamos em visitação ao Sitio Arquiologico de Tiwanaku, no municipio de mesmo nome. para visitar as ruinas de uma das cilivizações mais antigas da america.

Este passeio começa assim!

Haviamos combinado no dia anterior com um dos atendentes do hotel que queriamos ir a Tiwanaku, ele havia acertado tudo com a gente 100 bolivianos por pessoa, onde 10Bo seria a condução, 10Bo para o guia e 80Bo a entrada. Ok tudo acertado, a van passaria entre 7:30 e 8:00 horas. Após acordar nos preparamos para ir, fomos procurar um lugar para tomar café da manhá mas tudo fechado. E nessa procura, perdemos o horario da fomos deixados para tras. :(
Depois perguntamos se daria para ir por conta? Ele disseram que sim, porem sairia um pouco mais caro. Mas mesmo assim fomos. Pegamos um taxi para o cemiterio, que é um tipo de rodoviaria intermunicipal, com varios tipos de condução, vans, onibus para varios lugares da cidade. La pagamos um valor de 10 bolivianos por pessoa. como dito anteriormente, essas vans não foram projetadas para brasileiros, fomos super apertados, e para destrir conversamos com uma familia de nativos que se sentaram atras de nos.
Chegando no sitio, nos deparamos com uma linda vista das montanha. Ao chegarmos la, somos orientados a comprar os biletes para poder ver os museus e ruinas. na entrada conhece Angela, que era uma guia do local que gentilmente se ofereceu para nos acompanhar e nos falar tudo sobre a civilização de Tiwanaku. Mas não pense que foi de graça não! Nos cobrou 60 bo, mas foi melhor do que andar e não saber de nada do que era as coisas.

No museu podemos encontrar varios tipos de ceramica que vão de pequenas objeto ate peças sofisticas de metais. infelizmente é proibido tirar fotos, por isso não poderei mostra-lhes nada. Ali podemos acompanhar toda a evolução de um povo no decorrer dos ano, tudo muito interessante. Apos tudo isso, fomos visitar as ruinas, algo realmente muito interessante e ao mesmo tempo mistico. Muitas vezes pensamos que esses povos eram pessoas sem conhecimento nenhum e tecnicas avançadas de engenharia. o que pude ver foi totalmente o contrario, uma construção realmente imprecionante em detalhes e formas, ver taão diferentes rosto talhados em pedras. Idolos com mais de 6 mts. Muito interessante, mas o que mais e impressionou foi um microfone. Isso mesmo naquele tem eles inventaram um microfone sem amplificador ou energia eletrica. Eu vi e testei e convido vc a vir conhecer, é impressionante. Mas tudo isso me faz pensar, o que destruiu essa civilização tao inteligente? Os historiadores presumem que foi uma grande seca, ou uma estação muito fria que pode ter matado ou migrado o povo para outras regiões.

Mas é isso ai, não tenho muito para falar de Tiwanaku, somente que é muito legal e bonito.

Um abraço a todos e seguamos ate Macchu Picchu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário